domingo, 10 de março de 2013

Encontrando a cidadania na Boa Vista


Todos os dias, centenas de pessoas vão ao bairro para tirar documentos no Expresso Cidadão e na Agência do Trabalho

Por Marina Barbosa

No Expresso Cidadão, são emitidas 140 carteiras de trabalho e 160 identidades diariamente / Foto: Divulgação

O bairro da Boa Vista concentra órgãos responsáveis por grande parte da emissão de documentos do Recife. Todos os dias, centenas de pessoas se dirigem ao centro da cidade para resolver problemas legais e tirar títulos como identidade, CPF e carteira de trabalho. Essa papelada é feita no Expresso Cidadão da Rua da Saudade e na Agência do Trabalho, na Rua da Aurora.

Não importa o horário, esses locais estão sempre cheios. São jovens e adultos que emitem documentos em busca de um pouco mais de cidadania. Jovens como os filhos de Cícera de Souza – Aline, 10 anos, e William, 17. “Vim fazer minha identidade, vai ser meu primeiro documento”, conta animada a menina.  

Já William espera para fazer a carteira de trabalho. “Tirei a identidade e o CPF aqui. Agora vou fazer minha carteira de trabalho. Espero encontrar um emprego logo”, diz o jovem. Dona Cícera fala que também tirou sua documentação no centro, por isso leva os filhos para lá. “Esse é o Expresso Cidadão mais próximo da nossa casa. Somos bem atendidos e os documentos saem logo, apesar da fila grande”, revela. A família já se encontrava ali há quase 2 horas esperando atendimento.

A demora, aliás, é uma reclamação de boa parte dos que vão ao Expresso Cidadão. “Preciso tirar a segunda via da minha identidade. Trabalho aqui perto e vim no intervalo achando que daria tempo, mas meu horário de almoço já acabou e ainda não fui atendido. Confesso que fiquei um pouco confuso quando cheguei e vi tantas filas”, diz o funcionário público José Carlos Batista, de 60 anos.  As filas são normais no local, pois as pessoas só podem entrar no Expresso aos poucos, de acordo com o número de suas fichas. Por isso, muitas têm que esperar do lado de fora, sentadas num banco de pedra, no calor. O



Expresso Cidadão funciona pela manhã e à tarde, e recebe quase mil pessoas por dia. Normalmente, o centro emite 140 carteiras de trabalho e 160 identidades diariamente, sendo 70 e 80 em cada turno, respectivamente. As fichas para emissão desses documentos são distribuídas às 7h e às 13h30, mas o atendimento só começa meia hora depois. “Chegamos às 10h para pegar a ficha da tarde, porque sei que aqui está sempre lotado”, revela Dona Cícera.

Já na Agência do Trabalho as coisas parecem ser mais tranquilas. Lá também são emitidas carteiras de trabalho e de identidade, mas as pessoas podem esperar o atendimento em salas climatizadas e cadeiras acolchoadas. Além disso, são oferecidos cursos profissionalizantes, vagas de trabalho e seguro desemprego. Estima-se que aproximadamente duas mil pessoas passem pela agência todos os dias.

“Não realizamos uma quantidade exata de consultas. Para ser atendido, só é preciso chegar em nosso horário de funcionamento – das 7h às 18h”, explica Edineuza Miranda, que trabalha há 26 anos num dos guichês da Agência do Trabalho. “Lido com muita gente, todos os dias. Mas a maior parte das pessoas vem aqui em busca de uma chance de emprego”, conta. Os interessados a alguma das vagas de trabalho ofertadas na agência são encaminhados a entrevistas nas empresas contratantes. Para consultar as oportunidades de emprego, basta fazer um cadastro no site http://maisemprego.mte.gov.br/, ou acompanhar os principais jornais da cidade.

Eliane Cristina, 50 anos, é uma dessas pessoas que foi à Agência em busca de um emprego. “Fazia faxina em casas de família, mas agora estou desempregada. Vi uma vaga de trabalho para auxiliar de serviços gerais nos classificados do jornal, por isso vim aqui. Conheço pessoas que conseguiram um emprego aqui. Espero que eu também arrume alguma coisa”, conta a senhora, na sua primeira visita ao centro. Apesar do otimismo, ela reclama um pouco da demora e diz que está esperando há mais de 1 hora.

Além de encaminhar para entrevistas de emprego, a Agência conta com orientação profissional. Ao lado de Eliane, a psicóloga Flávia Callado, de 50 anos, buscava essa ajuda. “Consegui meu primeiro emprego aqui, mas desta vez vim para refazer meu currículo. As psicólogas me ajudaram e agora já posso me candidatar a novas entrevistas de trabalho." Ela explica que atua na área social, mas agora está em busca de novos desafios e pretende trabalhar com Recursos Humanos. 

SERVIÇO:

Expresso Cidadão
Rua da Saudade, s/n, Boa Vista
Telefone: (81) 3183-8050

Agência do Trabalho
R. da Aurora, 425 - Boa Vista
Telefone:(81) 3183-7065

1 comentários:

1. "conta, animada, a menina"

2. "por isso, leva os filhos para lá"

3. Colocar o "O" que está no final do quarto parágrafo para o início do quinto.

4. "Expresso Cidadão funciona pela manhã e à tarde, e recebe..." - vírgula desnecessária.

5. "que trabalha há 26 anos num dos guichês da Agência do Trabalho" - evitar contrações informais demais.

6. "por isso, vim aqui"

7. Bom texto! Massa a parte do serviço.

Postar um comentário